Alvão

É uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real.
Foi criada aquando da reorganização administrativa de 2012/2013 (Lei 11-A/2013), resultando da agregação das antigas freguesias de Afonsim, Gouvães da Serra, Lixa do Alvão e Santa Marta da Montanha.

As Freguesias de Origem

Afonsim

Afonsim situa-se a cerca de 9 Km da sede do concelho de Vila Pouca de Aguiar e tem por orago Santo António. O topónimo “Afonsim”, deriva do latim “(Villa) Affonsini”, ou seja “a quinta de Afonso”, aludindo provavelmente ao seu primitivo senhor.

Tendo em conta os vestígios arqueológicos das povoações vizinhas onde abundam os fortificados castrejos e algumas edificações dolménicas, e mesmo a sua proximidade à sede concelhia, julga-se que o povoamento deste território deverá ser bastante antigo; contudo, na falta documentos que o comprovem, restam apenas as suposições. No aspecto administrativo, Afonsim pertenceu sempre ao termo de Aguiar (de Pena), atual concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Gouvães da Serra